Sobre nós
Somos Sandra e Maurice, os orgulhosos pais de Robin e Rowan. Gostariamos de partilhar as nossas experiências sobre a nossa viagem a Portugal com as crianças e a realização das nossas vidas na Costa de Prata de Portugal.
Há 15 anos atrás, deixámos a nossa antiga vida e começámos a alugar quartos na nossa casa “Casa Cantiga”. Lentamente, temos crescido para uma Quinta em pequena escala e sustentável com 10 alojamentos de férias.
Este ano, juntamente com os nossos hóspedes, estamos a caminho para os próximos 15 anos, começando com um novo nome: “Quinta das Cantigas”. Bem-vindos!

Somos do sul dos Países Baixos. Após vários anos a viver na República Checa e na Hungria, já estamos em Portugal há muitos anos. Falamos a língua e conhecemos nosso região Prático!
Com a nossa atitude pessoal e de hospitalidade, sentir-se-á rapidamente em casa. Relaxe nos alojamentos confortáveis e totalmente equipados.
As diversas instalações do parque de férias encorajam tanto os momentos preguiçosos como os momentos activos para jovens e idosos!!!
Porque partimos e porquê a escolha da Costa de Prata perto Nazaré?
A costa prateada de Portugal, uma bela região para um novo arranque para uma jovem família. Waarom? Porque é apenas possível na Europa, grande direito!
Desde um casal, através de pais com criança, até uma família com filhos

No início éramos só nós os doispara trabalhar para as carreiras, a casa maior, o carro maior, carregado com muito trabalho e vida social… depois juntaram-se a eles mais 2 crianças….. Demorou alguns anos, mas depois caiu o cêntimo de que viver com crianças (pequenas) deveria realmente ser possível de uma forma diferente. Queremos mais tempo com os nossos filhos, queremos viver num bom clima e ficar satisfeito com menos que também não pode fazer mal.
Touring Espanha e Portugal com crianças pequenas



Cancelámos então tudo, tirámos as crianças da escola e passámos seis meses a viajar numa carrinha Ford Transit com caravana, através de Portugal e do sul de Espanha, para ver onde nos sentíamos em casa e como ganhar a vida. As principais razões para escolher a ilha ibérica foram o clima, relativamente ainda barato, ainda na Europa tão seguro e um curto tempo de viagem da família.



Escolhendo Alcobaça na Costa de Prata, perto Nazaré
Tornou-se Alcobaça! A cidade portuguesa do Amor. Bem, uma cidade ….tem uma bela história de amor mas, pelos nossos padrões, é uma aldeia entre as colinas, perto do mar.
O centro de Portugal tem um clima temperado muito agradável, é tranquilo e tem boas comodidades sem ter de ir longe por eles. Fica perto da praia da Nazaré e dentro de uma hora de carro há muito a descobrir em termos de natureza, cultura, cidades bonitas, grandes cidades e, claro, o aeroporto de Lisboa.
E muito importante para uma família nova, as crianças podem frequentar a escola local até aos 18 anos, existem vários clubes desportivos e muito espaço para jogar. Correspondeu exactamente às nossas ideias!

Viver entre os portugueses e escolher a hospitalidade
Durante a nossa viagem, tínhamos decidido começar no turismo como o nosso próprio empresário. Não uma escolha final, mas um novo arranque para olhar mais longe a partir daí.
Assim procurávamos um parque de campismo, um B&B, um pequeno hotel….. e a escolha tornou-se uma casa grande onde podíamos começar a alugar quartos, e assim aquela casa ficava a poucos quilómetros de Alcobaça

Depois começou a construir uma vida entre os portugueses. Sandra supervisionou a adaptação das crianças à escola e Maurice foi quase imediatamente trabalhar no seu antigo campo de trabalho internacional.
De facto, aprendemos na nossa volta que muitos recém-chegados pensam que é barato em Portugal, mas que viver com pouco ou nenhum rendimento, também não é divertido aqui.
Assim, trabalhar e trabalhar para colocar o primeiro dinheiro ganho em renovações para o próximo aluguer.

Os costumes portugueses…….Estranho ou diferente?
A cultura portuguesa é diferente daquilo a que estamos habituados. O horário diário, lidar com crianças, pessoas a sentir o sensação de “fado”, a vida social tem lugar nas ruas, muitos “amigos” mas pode levar muito tempo até que lhe seja permitido visitar os seus amigos portugueses.
No início, achámos muitas coisas estranhas mas depressa compreendemos que tínhamos de explicar aos nossos filhos como “é diferente”. Porque quando se chega aqui, adapta-se. Por isso, também trabalhar esforçadamente para aprender a língua e gastar mais energia e tempo para conseguir novos contactos e encontrar o jeito de …tudo!
Levar crianças para a Costa de Prata, perto Nazaré foi uma boa escolha?
Os portugueses são óptimos com as crianças, a vida familiar continua a ser central aqui. Mas demorra muito tempo a pertencer à família como estrangeiro. Felizmente, no nosso tour, aprendemos muito com as experiências dos outros e trabalhámos bastante para a nossa integração. Não foi e não é nada fácil.
Mais tempo para as crianças e uns para os outros parece agradável, a viagem familiar foi óptima, mas para ter sucesso num novo país foi necessário duplicar o trabalho. Felizmente, trabalhamos por nós próprios e podemos decidir em grande parte a nossa própria agenda diária para equilibrar a atenção uns aos outros, as crianças e o trabalho. Em suma, foi um tanto diferente do que inicialmente se pensava, mas foi uma boa escolha!
Construir a Casa Cantiga



Ao viajar, notámos que já existem muitos lugares com belos alojamentos de férias, modernos, rapidamente sobredimensionados e luxuosos ou, pelo contrário, demasiado antiquados e muitas vezes “frios”. Sim, sim, Portugal tem muitas noites frias desde o Outono até à Primavera e muitas casas não estão preparadas para isso. Além disso, durante o nosso passeio, experimentámos pouca hospitalidade real, privacidade e um enfoque muito limitado nas famílias com crianças.
“Se as crianças se estão a divertir, os pais também se estão a divertir”!
Com isto em mente, passámos 15 anos a reconstruir a nossa casa, comprando e reconstruindo as casas dos vizinhos, trabalhando em todo o tipo de comodidades para umas férias em família com paz, privacidade, espaço e diversão na natureza e piscinas. Todos os anos demos um pequeno passo em frente até há pouco tempo, dissemos “agora é suficiente”. Os nossos hóspedes estavam satisfeitos há anos, estamos agora satisfeitos e prontos para os próximos 15 anos!



Vemo-nos em breve na Costa de Prata, perto Nazaré na Quinta das Cantigas
Os nossos filhos já saíram de casa. Portugal deu-lhes uma bela base enquanto nós “estrangeiros” aqui vivemos sempre um pouco entre 2 mundos. Levamos o melhor de onde viemos e o melhor de onde vivemos. Gostaríamos de lhe dar isso também nas suas férias na Costa de Prata na Quinta das Cantigas.
Vemo-nos em breve!
Maurice en Sandra