Um destino de férias responsável em Portugal

Sustentabilidade no sentido mais amplo da palavra

Nós, Maurice Couwenberg & Sandra van Kessel, há 15 anos que oferecemos hospitalidade e prazer nas férias no centro de Portugal.

Sempre prestámos grande atenção à sustentabilidade. Estávamos a pensar em particular em aspectos de “clima e alterações climáticas“.

Veja o que fazemos para um negócio sustentável. Esta informação está ainda temporariamente no nosso “antigo site” mas em breve estará disponível numa actualização neste novo site.

Os proprietários originais holandeses da YourHoliday.PT - Quinta das Cantigas - Sandra van Kessel e Maurice Couwenberg
Os proprietários originais holandeses da YourHoliday.PT – Quinta das Cantigas – Sandra van Kessel e Maurice Couwenberg

Desde 2020, temos estado numa projecto de aconselhamento com Biosphere Portugal – sustainable lifestyle, para um turismo sustentável. Este projecto é patrocinado pelo Turismo Portugal.

Neste projecto, descobrimos que a sustentabilidade é muito mais do que “Clima”, especialmente nas áreas de “Cultura e Sociedade” e “Economia (local) e Governação“.

Um dos tópicos é “o que representamos“. Isto está estipulado no nosso manifesto para negócios responsáveis.

Manifesto de empresa responsável

Nós, Maurice Couwenberg & Sandra van Kessel, os proprietários da empresa Couwenberg & Van Kessel LDA, com vários locais de férias no centro de Portugal e as marcas Beach.YourHoliday.PT, Glamp.Yourholiday.PT, Book.Yourholiday.PT e YourHoliday.Pt – Casa Cantiga / Quinta das Cantigas, assegurar que os seguintes tópicos sejam tratados de forma responsável na empresa.

Abril 2022

Objectivo:
A empresa é consciente dos riscos da sua atividade e toma as precauções necessárias.

  • • Garantimos a segurança de trabalhadores e clientes através de medidas de prevenção de riscos e protocolos de emergência, sendo auditado por empresa independente na área da segurança, higiene e saúde no trabalho.

Objectivo:
Estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento local no destino de Alcobaça e na sua região, consumindo produtos e serviços locais.

  • Apoiamos o pequeno comércio local através da compra, sempre que possível, de produtos ou serviços produzidos na região, em detrimento das grandes marcas ou grandes empresas comerciais. Sensibilizamos e estimulamos os nossos hóspedes a comprarem no comércio local.

Objectivo:
Consumimos e participamos de forma responsável na gestão sustentável dos recursos.

  • • Asseguramos a gestão e o uso inteligente e eficiente dos recursos hídricos e energéticos, consumindo aqueles que tem menor impacto no ambiente e que são recicláveis ou reutilizáveis.
  • • Evitamos o consumo excessivo de água.
  • • Optamos, sempre que possível, por transportes com baixas ou zero emissões.
  • • Desafiamos os nossos hóspedes a calcular a sua pegada de carbono e a adotar medidas de compensação.

Objectivo:
Oferecemos serviços que promovem a sustentabilidade da empresa através de meios de inovação tecnológica.

  • Incorporamos, sempre que possível, novas tecnologias ou métodos inovadores que contribuem para a sustentabilidade da empresa através da poupança ou de uma utilização mais eficiente dos recursos, informação e diversos meios de comunicação digital, de acordo com a preferência do hóspede.

Objectivo:
Informar os hóspedes sobre o património cultural da Costa de Prata, Centro de Portugal

  • Estimulamos as visitas ao património cultural da região, divulgando a sua história, lendas, importância local e aconselhando a sua visitação em períodos de menor fluxo turístico, contribuindo assim para a sua maior preservação e proteção.

Objectivo:
Participamos em atividades de conservação, proteção e regeneração dos ecosistemas aquáticos e terrestres

  • Oferecemos serviços de alojamento que garantem a exploração sustentável dos recursos aquáticos e terrestres da nossa quinta e que respeitem o habitat natural da fauna e flora autóctones.
  • Além disso, adotamos um comportamento responsável, evitando a geração de resíduos, evitando a deterioração dos espaços naturais e garantindo a manutenção da sua biodiversidade.

Objectivo:
Através da formação pretende-se melhorar a qualidade dos serviços e aumentar o nível de satisfação dos hóspedes

  • A gerência da empresa mantém o seu elevado nível de formação e de autoconhecimento. Pretende-se no futuro promover um maior envolvimento dos seus colaboradores, de forma a potenciar as suas capacidades na prestação de um serviço de qualidade.

Objectivo:
Estimular a aprendizagem do conhecimento da cultura da sociedade portuguesa e da comunidade

  • • Sensilizamos para determinados comportamentos sociais durante a estadia, de forma a respeitar a comunidade, os seus hábitos e costumes, afim a proporcionar a melhor experiência aos hóspedes e aos locais.

Objectivo:
Promover a diversidade e não estimular ou participar em atividades que sejam discriminatórias

  • Não possuímos barreiras que limitem a integração de pessoas com base no seu género, origem, religião, orientação sexual ou outras razões; naõ existindo linguagem sexista, comentários ofensivos ou rótulos que contribuam negativamente para estereotipar estes grupos. Da mesma forma garantimos que os espaços e os serviços disponíveis, respeitam a igualdade de oportunidade a qualquer pessoa.

Objectivo:
Assegurar empregos locais com as condições de trabalho e de recrutamento dignas e justas, respeitando os direitos dos colaboradores, a inclusão.

  • Asseguramos que as condições de trabalho e de recrutamento dos colaboradores são locais, dignas e justas, sem discriminação de qualquer genero, respeitando a lei do trabalho em vigor, assegurando a etica professional, as condições de higiene, segurança e saúde no trabalho conforme o legislado, níveis de vencimentos adequados às funções e cumprindo com os respetivos pagamentos dentro do prazo legal.

Objectivo:
Assegurar condições de trabalho e negócio justas.

  • • Empresa tem uma política de negócio justas e responsável na comunidade, lutando contra qualquer tipo de corrupção ou de enriquecimento ilícito.

Objectivo:
Ser responsável pela forma como comunicamos e disponibilizamos todas as informações necessárias

  • Disponibilizamos informação atualizada, verdadeira e de forma continuada, antes, durante e após a estadia do cliente. Apresentamos a nossa informação em várias línguas e em diversos meios, de preferência digitais; e um contacto permanente com o cliente durante a estadia, pessoalmente ou por meios digitais. Asseguramos a confidencialidade dos dados, de acordo com a legislação em vigor.

Objectivo:
Compromisso com o manifesto, como empresa responsável e partilha-lo com a comunidade.

  • Apoiamos iniciativas que promovem a partilha de experiências de boas práticas sustentáveis, que apelem à paz e à justiça social, participando em redes, parcerias, atividades e/ou alianças que promovem um desenvolvimento sustentável da comunidade.

Objectivo:
Os animais e plantas exóticas não pertencem à nossa Quinta

  • Não exibimos e não iremos exibir animais e plantas exóticas na nossa Quinta

Assim, escolha um destino de férias responsável em Portugal e faça a diferença.

Há muitos destinos de férias portugueses por onde escolher. Encorajamos os nossos hóspedes a participar numa vida sustentável. Na nossa gestão sustentável, já fazemos a diferença em comparação com muitos outros alojamentos de férias. Se escolher um dos nossos belos locais de férias, também escolhe um destino de férias sustentável e responsável em Portugal. Junte-se a nós!