Compensação de emissões CO2 para a sua viagem

Book your holiday Portugal_carbon footprint compensation action 01

Apesar de encorajarmos viagens mais sustentáveis, nós e os nossos hóspedes continuamos a utilizar frequentemente o avião ou o automóvel. Para compensar as emissões de CO2 da sua viagem, pode utilizar a nossa “Acção CO2”. Se fizer um donativo durante a sua reserva ou estadia, o seu valor será duplicado. Em seguida, gastámo-lo localmente para plantar novas árvores ou contribuir para projetos locais sustentáveis. Será informado pessoalmente sobre a utilização da sua contribuição.

152 novas árvores num pomar biológico

A nossa primeira ação de compensação de emissões de CO2 já teve lugar. Estes são os donativos relativos aos anos 2019-2022. Segue-se o resumo das contribuições e despesas para a plantação de 152 árvores num novo pomar local, já iniciado de forma biológica. Ao fazê-lo, trabalhamos na compensação de emissões de CO2 de nosso actividade, numa agricultura mais sustentável e em alimentos mais saudáveis!

book yourholiday PT_carbon footprint compensation_donativos 2019-2022
Agradecimentos aos hóspedes participantes
book yourholiday PT_carbon footprint compensation_152 boompjes
Clique para descarregar a fatura

Pomar Biológico- Conheça esta iniciativa local sustentável

A iniciativa sustentável de Ricardo

O proprietário do pomar é Ricardo Modesto. É descendente de uma família de agricultores que, desde há muito, cultiva maçãs e pêras perto de Alcobaça, região pela qual é muito conhecida. Todos os anos são colhidas mais maçãs e pêras, os pomares estão a tornar-se maiores e mais eficientes, mas também com um impacto ambiental crescente.

Contudo, a mudança para pomares de agricultura biológica não está nos planos de muitos agricultores. As preocupações com potenciais problemas na colheita se não utilizar produtos químicos e com o facto de as doenças poderem passar para os pomares dos seus vizinhos são muitas vezes um obstáculo.

Ricardo valoriza a sustentabilidade, pelo que inicialmente “não queria estar na agricultura”. Desde 2008 que mantêm a sua atividade nas energias renováveis. Os seus carros são elétricos e a sua casa foi construída com muitos materiais sustentáveis.

Há alguns anos, conseguiu finalmente que os seus pais lhe disponibilizassem alguns terrenos para iniciar pomares sustentáveis.

Book your holiday Portugal_Acção de compensação de emissões de CO2
Maurice e Ricardo durante a plantação dos limoeiros

Um novo pomar, em modo de produção biológico

Com o apoio de fundos europeus para jovens agricultores e agricultura sustentável, Ricardo mudou 3 áreas de “pomar de peras” para “pomar de limoeiros biológicos”. Depois do abate de Pereiras e macieiras, os primeiros limoeios estão planteados desde o ano de 2021, e a plantação continuará de forma progressiva.

Para evitar o desperdício de água, as árvores são regadas por um sistema de gotejamento e, em caso de possibilidade de geada, são nebulizadas. A água é bombeada por um sistema de energia solar. Não são utilizados produtos químicos sintéticos e, para evitar que estes venham de pomares adjacentes não biológicos, plantaram-se ciprestes como sebe/separação.

Com o dinheiro da nossa “compensação das emissões de CO2 da sua viagem”, pagámos 152 destes ciprestes deste projeto. Os ciprestes estão perfeitamente adaptados ao clima mediterrânico, previnem os incêndios e protegem os limoeiros do vento.

3 anos de trabalho para uma primeiro limão e lima biológico

O pomar biológico do Ricardo é certificado pela “kiwa sativa“. O agricultor deve manter os seus pomares em modo de produção biológico durante, durante pelo menos 3 anos, para poder vender a fruta como biológica. Começou agora e as suas pequenas árvores ainda mal dão frutos, pelo que ainda não há nada para colher e vender.

Por isso, todas as atenções estão viradas para tornar os seus pomares mais resistentes ao clima. Com sebes de cipreste, espinheiro, prunus lusitanica e bétula. E com algumas outras árvores e plantas plantadas entre os citrinos, como a aveleira, o carvalho e também o prunus lusitanica, entre outras.

Esperamos partilhar os primeiras limões biológicos dos pomares do Ricardo com os nossos hóspedes dentro de 1-2 anos!!!

Ver os limoeiros a serem plantados

Neste pequeno vídeo, veja o Ricardo a plantar as suas árvores.

Quinta das Cantigas – o seu destino de férias sustentável

Durante anos, empenhámo-nos conscientemente num estilo de vida mais sustentável, tanto a nível pessoal como profissional. Não se trata apenas do ambiente, mas também do desenvolvimento da economia e da cultura local. Veja aqui mais informações sobre as nossas ações e certificação. Se optar por passar férias connosco, estará definitivamente a contribuir para umas férias mais sustentáveis para si, para o seu parceiro e para os seus filhos.